E NASCE O CENTRO ESPÍRITA LUZ E VERDADE – CELV . . .

Em 10 de março de 1920, na casa da Rua Rio do A, nº 16 no bairro de Campo Grande – RJ, alguns companheiros de ideal se congregaram com a finalidade de fundar uma casa onde se faria o estudo das obras Fundamentais do Espiritismo, codificadas por Allan Kardec. Tendo como primeiro presidente o Sr. José Carvalho de Medeiros e como vice-presidente o Sr. Mario Bastos.

E em 1º de junho de 1932, agora funcionando na Rua Coronel Agostino nº 78, reunidos em Assembléia Geral, foi eleita uma nova Diretoria. 

Consta no livro existente como a 1ª Diretoria eleita, e que tomou pose imediatamente: presidente: José Carlos de Medeiros, vice-presidente: prof. Felipe Santiago. Em 05 de maio, com a graça de Deus, foi adquirida uma propriedade, na Rua do Encanamento nº 64, atual Rua Vitor Alves, 226 onde até hoje funciona.

José Carlos de Medeiros esteve à frente desta casa por 46 anos, quando em 1964, veio a desencarnar repentinamente. De lá pra cá a presidência vem sendo substituída periodicamente, eleita conforme determinação estatutária.

Eis um resumo da história do Luz e Verdade, onde estão discriminadas as lutas e as dificuldades com certeza encontradas e vencidas por nossos irmãos que administraram no passado e que fizeram com que chegasse até nós, prosseguindo em plena atividade, esta casa que muito amamos.

Foto da entrada do Centro Espírita Luz e Verdade antigamente

Foto da entrada do Centro Espírita Luz e Verdade atualmente

Foto do painel atual com as atividades da Casa

Foto do bolo comemorativo do aniversário de 96 anos do CELV